Uma ação social de alta complexidade que desenvolve projetos principalmente nas áreas de capacitação de jovens, educação ambiental e assistência social, visando aproximar a Psicanálise e os Direitos Humanos. Criado em 2014, porém sua execução passa a ser mais estruturada a partir de 2019. O programa totaliza 1.443 atendimentos aos inscritos em suas oficinas até o ano de 2023.
LEGENDA: MENINOS INSCRITOS NO NÚCLEO DE REFERÊNCIA PARTICIPANDO DA SAÍDA CHAMADA "MAR DE ANGRA".
Marinheiro Mirim
Oferece a jovens entre 17 e 18 anos a possibilidade de obterem a carta náutica de ARRAIS AMADOR E MOTONAUTA. Trata-se de uma oficina de formação com aulas teóricas e práticas sobre cidadania, conscientização ambiental, etiqueta, inglês básico e náutica. Ao fim da oficina, a turma é certificada com um diploma contendo as horas das atividades que foram desenvolvidas. Uma certificação que os favorece na busca do primeiro emprego. Esta oficina aconteceu de 2019 a 2022, totalizando 330 atendimentos em 5 módulos.
Se encontra inativa por falta de recursos.
A oficina é fundamentada na preservação da fauna e flora, marinha e terrestre, além de enfatizar a questão da localização de cada inscrito por meio de cartas náuticas, GPS e mapas em diferentes escalas. Esta localização é importantíssima para a pessoa reconhecer-se no mundo e na sociedade como um cidadão. Também são feitas expedições às centrais de tratamento de água e esgoto (da comunidade, condomínios e hotéis locais). O objetivo é que possam observar e avaliar as condições de preservação e qualidade das águas que cercam o entorno do bairro. O grupo realiza limpezas ocasionais nas praias e tem a oportunidade de visitar e usufruir das ilhas e trilhas que nos cercam, observando a riqueza do bioma Mata Atlântica. Esta oficina foi criada em 2021 e segue até o momento em execução, totalizando 664 atendimentos até 2023.
Se encontra ativa, mas não incentivada (trabalho voluntário).
É uma saída cultural que realizamos em parceria com barqueiros locais, hangares náuticos, dentre outros, onde é feita uma explicação histórica e geográfica da região da Baía da Ilha Grande, dando foco aquelas ilhas e praias selecionadas no roteiro pré-estabelecido, além de ser um momento de lazer. Esta ação foi criada porque os responsáveis dos inscritos não tinham/tem tempo e condições financeiras para levarem as crianças a outros locais, já que a praia do Frade está imprópria até hoje por conta da poluição. Esta ação foi criada em 2014 e acontece esporadicamente, já que é necessária a interlocução entre diversas pessoas para sua realização, totaliza 451 atendimentos até 2023.
Se encontra inativa por falta de recursos.